FANTASTICON – Domingo dia 14 de Agosto

11h às 13h
Oficina: O LIVRO ALÉM DA MÍDIA – A LITERATURA FANTÁSTICA NA ERA DO LIVRO DIGITAL 
– com Ednei Procópio

 

O modo como escrevemos os nossos livros mudou: Se antes os escritores manuscreviam os seus originais, ou utilizavam outras ferramentas mecânicas como a máquina de escrever, hoje os originais já nascem digitais em máquinas eletrônicas ligadas diretamente à grande rede mundial de computadores.
O modo como armazenamos os nossos livros mudou: Se antes as pesquisas realizadas por escritores, para comporem as suas obras, eram realizadas em bibliotecas físicas públicas ou privadas, hoje é possível também compor uma cena de um romance fantástico dentro do Museu do Louvre, por exemplo, sem nunca ter visitado pessoalmente o local. Isto é possível apenas utilizando as ferramentas da Internet como mapas reais, imagens 3D e aplicações de geolocalização.
O modo como compartilhamos os nossos livros mudou: Se antes as histórias, cenas e personagens fantásticos estavam apenas dentro das páginas dos livros, hoje se encontram quase que dispersas numa miríade de mídias e suportes modernos como áudio books, teatro, cinema, histórias em quadrinhos, livros digitais e até videogames. Um exemplo é o da saga Harry Potter, de J.K.Rowling, que recentemente chegou ao mundo literário digital, através do projeto Pottermore, com implicações para toda a indústria editorial e cultural.

 

  • Ednei Procópio é editor, especialista em livros digitais. É membro da Comissão do Livro Digital da CBL e Coordenador do Cadastro Nacional do Livro. É autor da obra “O Livro na Era Digital” e criador do Blog www.eBookReader.com.br e da plataforma www.Livrus.com.br.

 

13h às 17h – (no Espaço Temático)
Painel Interativo: “TRANSFORME-SE EM UM STEAMPUNK” 
Usando uma série de roupas, chapéus, artefatos, acessórios e outras parafernálias, o público poderá se transformar em um verdadeiro “steamer”, um adepto do Steampunk. E assim, sentir o passado ressurgir com ares de futuro e exalar uma aura de retrofuturismo.

 

  • O Conselho Steampunk – Loja São Paulo tem como objetivo produzir e divulgar a cultura Steampunk tanto através de atividades e eventos culturais como produzindo e disponibilizando material literário, ilustrações e projetos de pesquisa.

 

13h às 14h
Palestra: “PALAVRAS MÁGICAS: FANTASIA OU REALIDADE?”
Muitas tradições e obras literárias apontam para o uso de certas palavras como provocadoras da Magia. Mas seriam mesmo mágicas as palavras? De que forma o poder reside dentro delas, segundo as diversas vertentes da literatura de Fantasia?
A proposta do Encontro do GELF, deste ano, é  conversar sobre as Palavras Mágicas e suas possibilidades.

 

  • GELF (Grupo de Estudos de Literatura Fantástica), coordenado pela escritora Rosana Rios, que se dedica a discutir, apreciar e divulgar obras literárias de literatura fantástica (ficção científica, fantasia e horror) suas interações e obras precursoras, além de comentar transposições para cinema, teatro, televisão e quadrinhos.

 

 

 

14h às 14h30 – (no Espaço Temático)
Celebração: FUNDAÇÃO DA “REPÚBLICA DOS ESCRITORES” 
A proposta da República dos Escritores é fortalecer a classe dos autores e divulgar suas obras. A intenção é serem referência em qualidade literária, pregando o incentivo ao desenvolvimento profissional do escritor e o icentivo à leitura, através de programas de benefícios tanto para a orientação de autores, quanto para a difusão das obras dos associados (cidadãos republicanos) aos leitores.

 

  • O grupo que irá fundar a República dos Escritores é composto por Chico Anes, Felipe Colbert, Fernando Heinrich, Leandro Schulai, Ricardo Ragazzo e Thiago Ururahy.

 


14h30 às 15h30
Palestra: “O FANTÁSTICO EM DOSTOIEVSK” 

As narrativas fantásticas de Dostoiévski, considerado um dos maiores autores de todos os tempos, serão apresentadas pelo professor Flávio Ricardo. Ele fará uma relação entre os textos do escritor russo e o ensaio “A Filosofia da Composição”, de Edgar Allan Poe. O escritor russo foi desenvolvendo o fantástico ao longo de sua obra de modo a transformá-lo em elemento central, denunciando uma sociedade supostamente assentada em bases racionais.

 

  • Flávio Ricardo Vassoler é Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP). Ministra cursos sobre literatura, cinema e história em instituições como a Casa das Rosas, o MuBE – Museu Brasileiro da Escultura, e em festivais como o Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico.

 

 

 

16h às 17h
Mesa-redonda: “LITERATURA BRASILEIRA DE ENTRETENIMENTO: A REVOLUÇÃO DA LEITURA
A ficção brasileira vive, hoje, um extraordinário momento criativo. Nunca se escreveu tanto e de tantas maneiras por aqui como agora e, do mesmo modo, nunca foi tão simples publicar e ser lido. Autores de várias vertentes estão emergindo com trabalhos originais, muitos dos quais bem feitos, de nítida voz própria e com uma assumida influência pop ― uma característica comum entre aqueles que cresceram a partir da década de 1980.
A Literatura Fantástica brasileira é uma realidade. Com amplo público leitor cativo e protagonizando uma infinidade de eventos alternativos, ela já possui um reconhecimento. Aos poucos, vamos percebendo que há um amplo espaço no Brasil para todo tipo de ficção e que para figurar no panteão da literatura brasileira, uma obra não precisa, necessariamente, estar em absoluta conformidade com os critérios do meio acadêmico e nem a ele prestar contas, já que não depende do seu reconhecimento para ser legitimada.

 

  • André Vianco é o escritor que mais conquista leitores de terror, suspense e fantasia no Brasil. Atualmente, com 13 obras publicadas, e mais de 700 mil exemplares vendidos. Vianco é hoje reconhecido como representante brasileiro do gênero terror. O escritor explora o sobrenatural e o imaginário popular com facilidade e entusiasmo, levando o leitor ao gosto pela literatura. Agora ele começa a incursionar pelo mundo do audiovisual. Roteirizou, produziu e dirigiu o piloto para a série intitulada “O Turno da Noite”, uma adaptação de sua obra de mesmo nome. Atualmente o projeto está em fase de pós-produção.

 

  • Eduardo Spohr é escritor e jornalista. Trabalhou como repórter e redator no Cadê Notícias, na StarMedia, no iG e depois como analista de conteúdo do Ibest e como editor do portal Click21. É participante do NerdCast, o podcast do site Jovem Nerd, e autor do romance “A Batalha do Apocalipse” (Record/Verus). Atualmente, além de seus projetos gráficos, ministra o curso “Estrutura Literária – A Jornada do Herói no Cinema e na Literatura”, na faculdade Hélio Alonso, do Rio.

 

  • Raphael Draccon é roteirista profissional e autor de literatura fantástica contemporânea, ficção de horror e romances sobrenaturais. É o autor mais jovem a assinar com os braços nacionais de duas das maiores holdings editoriais do mundo (Planeta e LeYa), e roteirista premiado pela American Screenwriter Association. Autor da série “Dragões de Éter” (LeYa), que já ultrapassou a marca de 50 mil exemplares e estreou no mercado literário português com o livro “Espíritos de Gelo”, pela editora GaiLivros.

 

  • Luis Eduardo Matta autor de vários livros, entre eles os thrillers “O Véu” (Primavera Editorial), “120 Horas” (Planeta)  e “Ira Implacável” (Razão Cultural); e os juvenis “Morte no Colégio” (Ática), “Roubo no Paço Imperial” (Ática), “O Rubi do Planalto Central” (Ática) e “O dia seguinte” (Escrita Fina). Tem diversos artigos e ensaios publicados, a maioria no portal Digestivo Cultural. Com abordagem contemporânea e estilo ágil e refinado, Matta confere ao thriller uma fisionomia brasileira sem despojá-lo das características fundamentais do gênero universal.

 

16h às 17h – (no Espaço Temático)
Fantastiquinha: “CANTANDO HISTÓRIAS FANTÁSTICAS”
E a criançada também tem vez! Bruxas, animais que falam e um gênio prá lá de mal humorado… Tudo isso e muito mais num caldeirão de histórias! Venha fazer parte desse fantástico mundo de pura magia narradas em meio a músicas e atividades lúdicas para toda a família.

 

  • Atividade com o Grupo Cantando Histórias: com a contadora Dorotilde e os músicos Marcela Faustino e Márcia Faustino.

 

18h às 19h – Com transmissão direto da Inglaterra
Palestra ao vivo em 3D: “PUBLICAR COMERCIALMENTE É FÁCIL…”
Em uma palestra inédita, em 3D, diretamente de seu escritório na Inglaterra, o consultor literário James McSill falará e responderá perguntas sobre o mercado editorial, ensinando alguns pequenos segredos para a escrita de um livro comercialmente viável. A palestra que será apresentada no Fantasticon 2011 cobrirá um dos grandes temas abordados por James McSill nos cursos de imersão literária que ministra ao redor do mundo, inclusive no Brasil.
A palestra será feita em Português.

 

  • · James Mcsill é consultor literário internacional, assessor, cirurgião de texto (story doctor), palestrante e representante de autores.

 

EXPOSIÇÃO – SÁBADO E DOMINGO

 

a partir das 11 horas 
Painel “O Vampiro no Brasil: Uma Fantástica Jornada” – (no Espaço Temático)
– curadoria de Silvio Alexandre e Adriano Siqueira

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s