Observações sobre Capas

O velho ditado sempre nos disse: “Nunca devemos julgar um livro pela capa…” Pois é, mas nós aqui desta Arena vínhamos percebendo que a capa é, sim, uma grande preocupação depois do livro escrito.

Qual capa usar em sua antologia? Nas antologias, às vezes são feitas duas capas para que quando uma não supere as expectativas ou não se encaixe, ela possa ser substituída. Mas e quando isso não acontece? E quando as duas capas são boas o suficiente? Ou melhor, quem julga qual capa superou as expectativas ou não?
As editoras vêm se desenvolvendo muito bem nesse quesito, a editora Tarja, por exemplo, por ficar em duvida entre duas capas resolveu escolher as duas e fazer em dois volumes a Antologia Queer (Volume Laranja e Volume Vermelho)! Quem sai ganhando nessa história somos nós, leitores, pois não ficamos com apenas uma oportunidade de ler um tipo de literatura fantástica que até agora ninguém havia feito. Outras editoras acabam fazendo a escolha da capa por votação.
 Segunda edição: Muitos autores, na hora de fazer a segunda edição de seu livro, optam por colocar uma outra capa, nem sempre porque aquela foi motivo de desgosto, mas porque mudar é importante, sem contar que há aqueles leitores que preferem a capa antiga e aqueles que preferem a mais nova, muito mais divertido quando podemos escolher.

Como é feita a capa? Ninguém melhor para responder isso do que a Editora Draco, que há alguns dias postou todo o processo da capa de sua antologia Vaporpunk.

Um livro sem capa!!! Bom, esse já é um caso singular. O Sr. Alfer Medeiros (autor da obra) concordou e a novidade foi trazida pela editora Estronho. Livraria Limítrofe, que foi lançado na Fantasticon deste ano, veio sem capa! Loucura ou não, é divertido reinventar, principalmente quando isso tudo só faz crescer o mundo Fantástico da Literatura Nacional…

Depois dessas várias considerações convido vocês para conhecerem os 100 e votarem nas suas 5 capas preferidas na 1° parte do nosso TRIUNFO DE CAPAS.

Nathalia F.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s