NaNoWriMo – Primeiras Considerações

Ok pessoal, como prometido no outro post, hoje começa a nossa aventura no mundo do NaNoWriMo. Foi bom observar as diferentes respostas que o Marcelo do Letraimpressa e eu tivemos desde que resolvemos trazer esse desafio até vocês. Alias, falando nisso, queria dar as boas vindas a Carol da Revista Fantástica que já nos deu seu apoio e a promessa de que se juntara a nós durante a insanidade do mês de Novembro.

Entretanto, como já disse anteriormente, para que o projeto seja um sucesso, o Marcelo e eu resolvemos fazer posts bi-semanais, aqui no Arena e no Letraimpressa para que vocês possam melhor compreender o projeto e  para que possam se preparar e aproveitar melhor essa grande aventura. Resolvi então começar com algumas considerações prévias, os primeiros passos e, a meu ver, talvez os mais fundamentais, tanto para quem já topou entrar nesta fantástica aventura , quanto para aqueles que ainda estão decidindo se participam ou não e até para aqueles que tem algum receio ou já se imaginam certos da idéia de não participar.

Primeiramente, a quem este projeto se destina.

Muitos pensam que o NaNoWriMo se destina a quem nunca escreveu antes. E elas estão certas. Mas o NaNoWriMo também se destina a quem já escreve, e a quem acha que escrever 50 mil palavras em um mês pode ser algo divertido. E é essa, talvez, a principal marca do NaNo, diversão.

A idéia principal é soltar a criatividade que já existe dentro de cada um, sem freios ou limites, mas dar a ela liberdade total em sua escrita e ver o que sai no final. Dito isso, vamos aos arquétipos mais comuns que participam, ou não, do projeto.

Se você não gosta de escrever, quer publicar um livro, mas não gostaria de escrevê-lo, não participe deste projeto. Só o entusiasmo que os outros participantes geralmente demonstram será o suficiente para levá-lo a uma fúria homicida. Gostar de escrever é essencial para sequer pensar em participar do NaNoWriMo.

Se você está convencido de que a única forma de ser um verdadeiro escritor é destruir tudo o que você escreve e depois escrever no seu blog o dobro de palavras dizendo quão ruim é ter um bloqueio criativo, o NaNoWriMo também não é o lugar certo para você. Ver os comentários dos escritores que realmente produzem, sem essa preocupação absurda de ficar revendo seus textos a cada linha e jogando-os fora logo em seguida, o fará desistir nos primeiros dias e você precisará, provavelmente, de anos de terapia para superar isso.

Se você acha que escrever é desenvolver aquela prosa sem vida onde se passa um dia inteiro para descrever as coisas mais simples, o NaNoWriMo também não é para você. Ver a criatividade dos autores o deixará louco.

Mas, então, para quem sem destina o NaNoWriMo?

NaNo se destina para escritores. Sejam eles amadores ou profissionais, ou nem mesmo saibam que são escritores, o NaNo é para pessoas que sentem prazer ao escrever. Para aqueles que talvez não consigam lidar com a pressão que o projeto impõe e mesmo assim estão dispostos a tentar. Para aqueles que vêem isso como uma forma de desenvolver novas idéias, novas formas de escrever, chegando ou não ao mínimo de 50 mil palavras. O NaNoWriMo é para estas pessoas.

Ai então você decide, “Vou participar do NaNo” e logo depois põe as mãos na cabeça e pensa “Eu vou participar do NaNo! Meu Deus, eu estou louco?” e realmente não sabe a resposta dessa pergunta. Não entre em pânico! Isso é perfeitamente normal. Varias pessoas se perguntam isso pela primeira vez, e pela segunda, e pela terceira, até que um dia a pergunta se torna meramente retórica. Mas, em resposta, sim, você está louco, mas essa não é a pergunta mais importante. A pergunta mais importante é: O que eu quero do NaNoWriMo?

Pode até não parecer, mas essa pergunta é bem mais importante do que você pensa. O que Você quer atingir no mês de Novembro? Essa resposta vem em três partes, sendo que as duas primeiras já estão dadas:

1-      Eu quero me divertir.

Não faz sentido participar do NaNo se você não quer, ou não acha que vai, se divertir. Escrever você pode a qualquer hora, o NaNo é para tornar o processo de escrever mais divertido.

2 – Eu quero bater a meta!

Você quer escrever 50 mil palavras, ou até mais, quem sabe. É para isso que você se cadastrou no site, essa é sua meta.

3 – O que eu quero com o NaNo?

Essa é a parte que você decide por si mesmo, e é justamente essa parte que ira te ajudar durante o NaNo. Existem 3 grandes respostas para essa parte:

Diversão.

Você já decidiu participar, o negócio agora é escrever só pela diversão de escrever e de participar do projeto. Para aqueles que querem apenas isso do projeto, não há espaço para preocupações ou grandes elaborações de roteiros e trama, o objetivo é se divertir criando personagens excêntricos, histórias absurdas, etc…

Fanfics.

Você não está a fim de criar um universo novo ou algo do gênero. Você ira usar o universo e, em alguns casos, os personagens de outras pessoas. Você não poderá publicar isso em editora nenhuma, então já não há essa pressão e você só precisará se preocupar com o fato de que fanfics tem um publico cativo na internet então você não deve se distanciar demais do universo que você está utilizando.

Publicação.

Você quer usar o NaNo não só para escrever qualquer coisa, mas para pegar o que escreveu e mandar para avaliação editorial e, possivelmente, publicá-lo. Essa é a escolha mais difícil e a que envolve um maior preparo. Uma vez que você escolheu essa resposta você deve levar muito mais em consideração a coerência da história e a estrutura dos personagens. Muitos autores escolhem essa opção, mas deixam a imaginação correr solta na produção durante o mês do NaNo, deixando o trabalho pesado para a edição do material, depois do termino do projeto.

É importante lembrar que não há resposta errada.Não importa que o seu projeto não tenha saído exatamente do jeito que você esperava, nem se você não conseguiu bater a meta. O importante é experimentar, se dar a chance de tentar algo novo e se divertir com o processo.

Por hoje é só pessoal. Espero que tenham gostado do post e que acompanhem os próximos, lembrando que quinta feira já terá post novo no Letraimpressa.

Abraços a todos.

Will.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s