Resenha – Cyber Brasiliana

Apoiar a literatura nacional é uma coisa importante, isso todo mundo sabe, mas, depois que você resolve montar um site a respeito é que você começa realmente a perceber que isso também dá trabalho… e muito! O caso é que, desde que idealizei o Arena, 90% de tudo o que leio é nacional e isso nem sempre é um prazer, mas as vezes, muito de vez em quando, acabo tropeçando com um livro que me lembra o porque eu resolvi me dedicar tanto assim aos autores nacionais. Um belo exemplo disso é o livro que vou resenhar hoje!

Cyber Brasiliana

Cyber Brasiliana é, salvo engano, o primeiro romance de ficção cientifica do escritor Richard Diegues e, sinceramente, não me atraiu a primeira vez que vi. Digo, atraiu pela capa, mas ficção nunca foi muito o meu forte e quando li na quarta capa coisas como “União da Republica Brasiliana, a Africanísia e a Euronova” fiquei imaginando que tipo de alucinógeno o autor teria usado para escrever aquilo. Afinal de contas, quem em sã consciência leria um livro sobre um futuro pós-cyber punk (eu nem fazia idéia do que isso significava na época) com traços de mitologia e política aliados a termos de programação que a maioria não entende?

Entretanto, apesar de meu preconceito inicial, os comentários crescentes sobre sua qualidade começaram a me intrigar e por fim criaram uma curiosidade maior que o pré-conceito que havia formado em minha cabeça e, vencido, adquiri um volume da obra. Foi ai que eu vi o quanto eu estava errado.

Desde o primeiro momento, os personagens excepcionalmente bem construídos de Diegues estabelecem um vinculo com o leitor, levando-o a sentir na pele o que acontece com cada personagem, e olha que tem personagem para todo tipo de gosto! A trama envolvente e incrivelmente humana por vezes nos faz esquecer que se tratar de um livro de ficção e tratar o que se lê como um tipo vislumbre de um futuro não muito distante.

O Autor

A parte tecnológica do livro é um prazer a parte. Richard descreve o mundo virtual e todas as suas nuances de forma que até os mais leigos em internet e programação conseguem acompanhar a história sem perder o ritmo em momento algum. A interação com as mitologias hinduístas, católica, muçulmana e taoísta também se dá de forma bem clara e compreensível, enriquecendo o texto e os múltiplos significados da história e, como se não bastasse, até mesmo a parte “política” do livro se entrelaça na virtual e nos dramas de cada personagem com uma suavidade invejável.

Enfim, com esses tópicos esclarecidos, o livro nos conta não a história de um personagem, mas de um grupo de pessoas unidas por circunstancias as vezes acima de suas compreensões, cada qual com o seu motivo e sua ambição pessoal, e das conseqüências das ações de cada uma delas numa trama cheia de tensão e perigo. A única coisa que destoa um pouco é o pós fácil, que como comentei com o autor, acredito ser completamente dispensável.

Um ultimo conselho, leiam o livro, mas antes de abri-lo, certifiquem-se de que não haja nenhum compromisso nas próximas horas pois vocês correram um grande risco de chegarem atrasados. Estão avisados, o livro vicia.

Ficha técnica

Cyber Brasiliana
Autor: Richard Diegues
Editora: Tarja
Páginas: 254
Ano 2010
NOTA 9

Avante Literatura Fantástica!
Avante gladiadores!

Will.

5 respostas em “Resenha – Cyber Brasiliana

  1. Gostei destas poucas palavras, que me deixam intrigado, pois sei que não é fácil unir tecnologia, ficção e romance, mas vou querer ler também e já vou colocar na minha lista do skoob.
    Quanto aos autores nacionais, acho que estamos bem servidos, pois a cada dia vemos mais e mais eventos para suas divulgações dos novos livros e com bons conteúdos… Mas como sempre digo falta ter um preço mais accessível.

  2. Pingback: Top 10 – Personagens para se Namorar (Femininos) |

  3. Pingback: Top 10 – Personagens para se Namorar (Masculinos) |

Deixe um comentário

