Extraneus Vol. 1 Resenha e promoção!

Boa noite, Gladiadores! Tudo bem com vocês?

Recentemente chamaram minha atenção de que faz um bom tempo que eu não resenho nada aqui para o Arena, então resolvi que hoje seria um bom dia para me redimir, e me redimir em grande estilo. Mas como fazer isso em grande estilo é a questão! Depois de muito pensar, resolvi que a melhor forma era pegar um livro novo e que, de preferência, fosse bom e tivesse uma continuação. Foi assim que eu cheguei à escolha do Extraneus Vol. 1 da Editora Literata com o selo Estronho. O fato é que eu já havia lido o livro e como o Vol. 2 está para sair, pensei que seria uma boa escolhê-lo, além, é claro, do prazer antecipadamente garantido pela primeira leitura. Agora, sem mais delongas, vamos à resenha:

O primeiro volume da coleção Extraneus conta com um design sóbrio, porém muito atraente, e para aqueles que não gostam de julgar o livro pela capa, basta folheá-lo por alguns instantes para perceber que o projeto gráfico interno é tão bom quanto o externo, tornando-o um livro que, antes mesmo de se ler, já proporciona um certo prazer.

Extraneus Vol. 1 - Lindo por dentro e por fora

Capas à parte, o audacioso projeto do Selo Estronho e da Editora Literata produziu um volume no qual um encontro inusitado entre o mundo medieval e a ficção científica (sci-fi) resulta em aproximadamente 130 páginas repletas de dragões, orcs, magos, alienígenas e o que mais a sua mente for capaz de criar. São quinze contos que mexem com a imaginação do leitor e o leva a lugares inesperados e situações por vezes tão comuns que chegam a dar impressão de que a ação não ocorre apenas nas páginas do livro, mas na vida real.

Entre os autores, encontramos nomes conhecidos como Gianpaolo Celli, Leandro Reis, Rober Pinheiro, Simone O. Marques e o próprio M.D. Amado que demonstram em seus contos a habilidade e o talento literário pelos quais se tornaram conhecidos. Mas, assim como eles, outros nomes por vezes menos conhecidos ou em franca ascensão dentro da literatura fantástica nacional, apresentam-se e representam muito bem essa nova geração de autores e autoras que começa a nos fascinar com competência e encanto. Entre eles se destacam Larissa Caruso, Claudia Zippin Ferri, Davi M. Gonzales, Rebis Kramrisch e Leonardo Pezzella

Lembro-me quando a antologia foi anunciada, ainda com suas inscrições abertas, de ter pensado cá com os meus botões: mas que diabos alguém poderia escrever que envolvesse sci-fi e o universo medieval? A resposta inclui jogos virtuais, realidades alternativas, mundos que interagem uns com os outros ainda que sem ciência disso, e muita, muita imaginação, com destaque para “Um dia qualquer”, de Leandro Reis, que apresenta uma interpretação social complexa envolvendo personagens fantásticos e alta tecnologia num conto agradavelmente familiar.

Enfim, não comentarei conto a conto, mas direi que, na minha opinião, Extraneus Vol.1 possui muitos contos bons, alguns excelentes e poucos razoáveis, o que, de zero a dez – e levando em consideração o livro como um todo – arte, texto e temas – o Vol. 1 da coleção conquista a nota 9 com facilidade, deixando-nos à espera do próximo volume  que será lançado no próximo sábado, dia 19 (consulte a nossa agenda).

E agora, para você que ficou com vontade de ter o seu próprio Extraneus Vol. 1, o Arena e a Editora Estronho vão sortear um exemplar desta inesperada aventura. Como concorrer? Simples! Basta seguir o @estronho e o @arenafantastica no twitter e deixar um comentário sobre esta resenha aqui no site que você já está concorrendo. O sorteio rola no sábado, pouco antes do evento de lançamento do Vol.2! Não perca tempo e concorra já ao seu!


Extraneus Vol.2 - grandes espectativas!

Avante Literatura Fantástica!
Avante gladiadores!

Will.


3 respostas em “Extraneus Vol. 1 Resenha e promoção!

  1. Ohhh o meu está na fila para ser lido! Agora com esta resenha ele vai furar fila de alguns! ahahahaha

    Gostei!!! =)

    Obs: postei um comentário… estou concorrendo??? (a)

  2. Opa, será que ainda dá tempo de participar? =P

    Curiosa pra ler esse livro!

    Abraços,
    Alliah.
    @AlliahArt

  3. Pingback: Especial Resenhas Fantásticas – Quase Inocentes |

Deixe um comentário