A 3 sombra se revela… bem vindos a escola!

Vinda dos confins mais distantes do Império, a 3 sombra, também conhecida como A. P. Ribeiro, vem nos dar com suas belas palavras uma visão incisiva e aguçada do que se chama por ai de Literatura Infanto-Juvenil. Muito mais do que coisas de criança, como se costuma pensar, essa sombra vem para enfrentar preconceitos bobos e mostrar que o Arena é um lugar para todos. Obrigado pela presença Srta. Ribeiro, e que nossos alunos não a incomodem demais.
Will.

Bem Vindos Aspirantes!

Sintam a vibração fora dessas paredes! Eles clama por seu nome. Eles chamam por sua coragem. Gritos que inflamam a alma,e infiltram-se sorrateiros por sua mente. Suas mãos suam ao apertar sua arma,seu pulso treme. Corações em um único batimento ritmado de ansiedade. Não importa o quão experiente seja,Eles não terão piedade. E basta por os pés em seu mundo,que será completamente sugado.  Bem vindos a Escola de Gladiadores.

Agora,você esta entrando na Ala Norte,o Local de treinamento dos Novos Gladiadores. Aqui Meninos Viram Homens,e Homens viram guerreiros.

E nada melhor para começar , que caçar e comer o coração do seu inimigo…

Ok,talvez mais tarde…

Mas é um grande prazer estar aqui. Sou Ana,convidada do Arena Fantástica para falarmos de Literatura Juvenil. O berço de todas as palavras.

 

A literatura juvenil é um ramo da literatura dedicada a leitores entre dez a quinze anos de idade”

-Wikipedia,cuidado com suas palavras. Podem ser as ultimas!!

É nesse ponto,na terna adolescência, que nos apaixonamos pelas letras. Quando crianças,temos o primeiro contato. Normalmente a leitura forçada,algumas historias contadas para assustar,e fazer dormir. Mas é na adolescência,que a verdadeira leitura Nasce.

Como se falassem conosco, as historias chamam,clamam e imploram que viajemos por esse mundo de linhas entrelaçadas. Os personagens sussurram lentamente em nossos ouvidos,seduzindo e enfeitiçando nossas mentes. E antes que perceba, esta domado.  Nesse ponto,não há mais fuga. Desejando ardentemente fazer parte daquelas paginas. Interferir no percurso da historia. E viver com cada um dos personagens.

Se já sente isso,sinto dizer,mas você esta amando. Yeph! O Doce amor pelos livros. E corre um sério risco de se tornar alguém criativo,inteligente e talentoso. (cof! Cof!)

A literatura Juvenil nos influencia muito alem do que podemos imaginar. Um livro dessa faixa,independente de gênero, é a porta para a formação do jovem caráter.

Claro que os fãs de Voldemor não vão se tornar  psicopatas em potencial… Talvez… Eu acho. Mas é fato que bons personagens criam bons leitores,e grandes Heróis inspiram grandes pessoas.

 

“com grandes poderes,existem grandes responsabilidades”

-Quem chamou o homem aranha?! Pelo amor de Deus! Quando virar livro podem trazer ele de novo.

 

Claro que não são apenas os Jovens que preferem esse tipo de literatura. Conheço muitos Homens Letrados, Diplomados e Barbados que guardam um bom livro Juvenil na Cabeceira. É sim. Estou falando do Senhor mesmo Professor Dumbledore.Agora todos sabem que guardava um exemplar de “os Contos de Bedlle o Bardoem baixo do travesseiro.

 

“- Queriam o que? Revista da Playboy?”

 

Quando falamos de Literatura juvenil, logo nos lembramos de magia, bruxas gnomos e duendes. É um fato que a literatura juvenil se estende muito alem disso. Sempre observando sua faixa etária, o escritor tem um leque extenso de opções literárias ao escrever para o jovem, indo do terror ao fantástico, passando na ficção cientifica, e parando para um lanchinho no velho e bom suspense policial, o leitor pode aproveitar essa leitura naturalmente leve,com o sabor que quiser.

 

“Livros,aprecie sem nenhuma moderação.”

 

No embalo do samba,podemos lembrar o quão valorizada nossa literatura Juvenil nacional tem sido. “40% mais que o esperado 60% menos que o merecido”

 

Excelentes títulos como Dragões de Éter (Raphael Draccon), Sábado a Noite (Babi Dewet),  Necrópolis (Douglas MCT),entre outros muitos,já entram em competição nacional com os famosos livros estrangeiros. Pois sim!Ora pois. Os autores brasileiros são tão bons,ou melhores que grandes livros juvenis aclamados pelo publico a fora. Isto é um fato comprovado, testado, analisado e encerrado.

“Diz o contrario diz! Olha a Havaiana de Pau!”

E sem muito mais a enrolar, encerramos a batalha de Hoje por aqui. Com meus comprimentos aos gladiadores que honrosamente me acompanharam nessa luta. Até a próxima Aula.

Falaremos da criação de um Personagem de literatura juvenil,e a Mente bizarra de um escritor desse  ramo literário.

Gladiador convidado : Henry Frankenstein (Doutor Frankenstein),porque eu me recuso a abrir o cérebro de um escritor sozinha.

A. P. Ribeiro

Anúncios

4 respostas em “A 3 sombra se revela… bem vindos a escola!

  1. “Gritos que inflamam a alma,e infiltram-se sorrateiros por sua mente.” Amei o texto, parabens A.P. Ribeiro, muito emocionante…e parabens ao Arena, que está com o conteúdo cada vez melhor.
    bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s