Sobre livros e eventos

Grandes gladiadores… e pequenos também ^^

Queria pedir desculpas a vocês por uma breve inatividade no blog devido a problemas pessoais, então, bom, desculpem-me. O importante é que agora estou de volta e com força total, ou o mais perto disso que a preguiça deixa, e tá na hora de postar certo? Então aqui vão as impressões dos nossos gladiadores infiltrados nos eventos do final de semana. Espero que gostem.


Com certeza esse ultimo sábado foi um dia cheio! Houveram 4 eventos, sendo que 3 deles eram praticamente no mesmo horário. Com a equipe incompleta, cobrimos apenas dois desses eventos, algo que eu pessoalmente fiquei decepcionado pois queria muito poder estar em todos. Embora tenhamos perdido o “pequenos HERÓIS” do Estevão Ribeiro e o “Papo Fantástica” da Revista Fantástica, ambos com ótimos comentários pelos blogs da rede, os eventos que participamos foram também muito compensadores. Por partes:

Lançamento do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2009 na livraria Martins Fontes

Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica 2009

O final de semana começou na sexta a noite com o lançamento do anuário. O livro, de Cesar Silva e Marcello Simão Branco que, diga-se de passagem, foi ganhador do premio melhores do ano 2010, lançado pela Devir Livraria, conta com os prêmios literários de 2009, tanto nacionais quanto internacionais, com uma retrospectiva dos lançamentos brazucas, resenhas, personalidade do ano e até mesmo convidado especial. Eu ainda não terminei, mas por enquanto este me parece uma das melhores maneiras de se inteirar sobre o que andou acontecendo na Lit. Fan. nacional recentemente e se preparar para o futuro.

O evento em si não teve nada de extraordinário. Poucas pessoas, embora um bom numero dado o espaço disponível, um bom serviço e o próprio livro foram os pontos autos da noite que soou meio como um aquecimento para os eventos de sábado.

Lançamento do livro Draculea 2 e Na Próxima Lua Cheia na livraria Martins Fontes

Convites

Cheguei meio atrasado, admito. O Roger já estava lá, assim como o Sérgio Pereira Couto e o pessoal do curso de pesquisa literária. Bem movimentado, encontrei lá grandes amigos e conheci algumas pessoas que espero que se tornem grandes amigos. Acho importante essa ligação entre escritores de fantasia aqui no Brasil.

Aproveitei para coletar com alguns autores presentes os exemplares que ganhei com a promoção do @estronho com o autor Rober Pinheiro e com a sempre amiga Georgette Sillen que, não só me entregou o livro da promo como também doou ao nosso blog 3 livros para sorteio sendo eles: “Ufo – Ed. Literata”, “Universo Paulistano vol. II – Ed. Andross” e “Folhas de Espanto – Ed. Folha da Baixada” e que, juntamente com a doação do autor Adriano Siqueira, “Draculea: O Livro Secreto dos Vampiros – Ed. All Print”, me deixou ainda mais a fim de fazer os sorteios.

Lançamento Martins Fontes

Tenho que dizer que honestamente me surpreendi com o numero de pessoas na livraria, algo muito bom pois, no fim das contas, mostra a força e a união dos escritores e fãs da Lit. Fan. nacional. A sim, e os autores, um caso a parte. Todos muito solícitos e acessíveis responderam perguntas, bateram papo, etc. Um autor a parte foi o André Bozzetto Jr. Do Na Proxima Lua Cheia, com o qual conversei durante um bom tempo e que, mesmo vindo do Sul, cansado com a viagem e com dor nas costas foi super simpático e ainda deixou a porta aberta para, quem sabe, um futuro sorteio do livro dele aqui no Arena… super!

Evento bem organizado, acessível e interessante, perdendo pontos, talvez, apenas pelo espaço limitado disponibilizado pela livraria.

Segundo evento do sábado – “Bate Papo: Os Vampiros Modernos na Literatura brasileira”

Convite Saraiva Vampiros

O evento da noite foi um bate papo gostoso mediado pelo escritor Adriano Siqueira sobre as origens do mito vampirico e de como ele se desenvolveu no âmbito nacional. A autora Georgette Silen abriu a discussão apresentando os pontos principais da história dos vampiros na literatura, sendo seguida pelos autores Nelson Magrini, J. Modesto e Laura Elias que comentaram sobre as influencias e as aparições e origens dos vampiros nacionais, incluindo os dos próprios livros (sim, todos eles tem pelo menos um vampiro em seus livros). Ficou faltando apenas o escritor Juliano Sasseron acabou não comparecendo por problemas pessoais.

Contando com menos pessoas do que o primeiro evento, o que não faltou foi qualidade. Além dos autores a participação da platéia também foi estimulada e bem aceita e até este que vos fala foi convidado a dar um “pitaco”. Um ótimo bate papo para fechar um dia muito bom.

Bate Papo na Saraiva

Como disse no inicio, sinto apenas por não termos coberto os outros eventos. Sobre o evento da Revista Fantástica, eu li a cobertura no blog da Carol Chiovatto. Ela ainda promete pelo menos mais uma parte e, pelo menos até agora, dá a impressão de ter sido realmente muito bom. Quanto ao “pequenos HERÓIS”, fico devendo um link, se alguém tiver, por favor comente.

Um Grande Abraço e
Avante Gladiadores!

Will.

P.S. Mais fotos em breve no nosso Flikr.
P.S.2. Créditos das fotos ao amigo Dalton Lucas Cunha de Almeida

Anúncios

Uma resposta em “Sobre livros e eventos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s