Dica de Escritor: O que NÃO se deve fazer.

Continuando com a série de posts “Dica de Escritor” inaugurada pelo Will, trouxe um sarcástica lista que fala sobre atitudes corriqueiras de escritores amadores. Se vierem a identificar-se com algum dos itens citados abaixo, sem querer soar grosseira, mas mudem de atitude o mais rápido possível! São as típicas posturas que só servem para atrasar o desenvolvimento da obra. Mas, é para isto que esta coluna da Arena esta aqui: destacar situações problemática, indicando como melhorar. Neste caso, todas as indicações são dadas em um tom sarcástico que me fez rir. Espero que os faça rir também.

7 coisas que NÃO se deve fazer para publicar um livro

Sei que estas dicas são meio recorrentes na web, mas como muitos visitantes do blog chegam a ele com questões relativas a novos escritores resolvi postar as dicas da Jean Bryant, professora de escrita nos Estados Unidos, que levantou sete hábitos que você NÃO deve NUNCA adotar se quiser escrever alguma coisa.(em Anybody can write, San Rafael, New World Library, 1985):

1 – Pense no que os outros podem achar. Pense em como você precisa ser ótimo e original para mostrar que é bom, e escrever sem um erro sequer. Pense nas pessoas que vão ler seu material, especialmente em sua mãe. Tome um café e pense mais um pouco.

2 – Faça muita pesquisa antes. Você precisa descobrir absolutamente tudo sobre kiwi ou bordéis parisienses antes de começar seu próximo capítulo. Faça sua pesquisa no próprio local, viajar é bom para o escritor. Não comece a escrever antes de terminar toda a pesquisa.

3 – Peça conselhos a todo mundo. Mostre suas páginas iniciais ou seu esboço a amigos e parentes, inclusive a seu dentista. Ignore o adágio de que o camelo é um cavalo montado a partir do consenso entre os membros de um comitê e siga todos os conselhos recebidos sem exceção. Não confie em si próprio.

4 – Considere seu trabalho uma extensão de sua pessoa. Se o elogiarem, não revise nem reescreva nada, mande para as editoras imediatamente. Se for recusado, pare de escrever. Quando disserem que seu trabalho não está perfeito, entenda que não gostam de você. Reclame e choramingue que estão cometendo uma injustiça contra você.

5 – Espere até estar inspirado. Consulte seu horóscopo para o dia e o que dizem os búzios. Arrume sua escrivaninha e troque as cores da tela de seu computador. Caso a musa não apareça para inspirar-lhe, vá ao cinema. Quem sabe você não irá escrever um roteiro de sucesso algum dia?

6 – Deixe para depois. Mais tarde sempre é melhor. Se você não escrever sobre um assunto, alguém vai acabar fazendo-o. Deixe para amanhã o que você não precisa escrever hoje.

7 – Leve seu trabalho à sério. Nunca se satisfaça com nada que não esteja perfeito. Lembre-se de como é importante este projeto. Você pode passar ridículo e perder seu emprego caso escreva mal. Ao mesmo tempo, não deixe que o peso dessa responsabilidade o impeça de trabalhar. A paralisação de seu impulso vai durar apenas uns dois anos, até o perigo passar.

Fonte:  Listas Literárias

http://listasliterarias.blogspot.com/2010/02/7-coisas-que-nao-se-deve-fazer-para.html

 

Nínive Leikis

Anúncios

4 respostas em “Dica de Escritor: O que NÃO se deve fazer.

    • Lógico que teve ironia. Autor e obra não são uma coisa só. Se criticarem seu trabalho, estude mais e se aprimore. Grandes escritores podem ter trabalhos bons e ruins, e estes últimos não fazem do autor um profissional ruim. O desenvolvimento demanda esforço e labuta. O talento é só um pontapé inicial. O resto é suor.

  1. Pingback: O que não fazer | Descobrindo Escritores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s