Receitas e Vilões ( e sorteio)

darth-vader

Qual é a parte mais importante de uma história? Ninguém pode realmente responder essa questão embora cada um de nós tenha uma opinião própria. Pessoalmente, eu acredito que toda grande história tem que ter um, ou mais (depende do caso) grande vilão. O grande vilão é aquele ser malévolo que irá se opor diretamente ao herói, ou até mesmo ao anti-heróis e criar toda a graça da coisa.

Claro, isso é só uma opinião, mas acredito que muitos de vocês concordam comigo. O que seria de O Senhor dos Anéis se não fosse por Sauron? Ou de Harry Potter se não fosse Voldemort? Esses – e tantos outros – vilões são os responsáveis diretos pelas infelicidades e desventuras de nossos heróis favoritos. São também indispensáveis pois, sem os problemas que eles criam, o que o herói faria? Já imaginaram o super-homem passando o dia ajudando velhinhas a atravessar a rua???

viloes-da-marvel

E é por isso que dedicamos esse post aos mais sanguinários, maldosos e diabólicos personagens já escritos. Esses senhores do medo, criadores de pesadelos e angústias intermináveis. Complexos, psicóticos, vingadores, revoltados e, principalmente, Maus! É isso ai, personagens Maus com M maiúsculo, e não aquelas coisinhas efeminadas que no fundo, no fundo, são do bem. Odeeeeio eles.

Mas ai entra a grande questão: Como fazer um bom vilão? Relativamente fácil. Os vilões, assim como os heróis, nada mais são do que arquétipos humanos, ou seja, que tem as características exacerbadas e extremamente marcantes. O segredo é colocar nos vilões todas aquelas características que todos possuímos, mas preferimos ocultar. Continuando com “na minha opinião” – doravante NMO – não existe uma receita de bolo para se criar um bom vilão (ou seria mau vilão?) mas, se houvesse, seria algo parecido com isso:

RECEITA PARA VILÕES (rende de um a três personagens)

Coração Gelado - o vilão supremo

INGREDIENTES:

– Uma mão cheia de desejo de dominar alguma coisa (pessoas, lugares, poder, O MUNDO)

– 5 Litros de inteligência (me desculpe quem não concorda, mas vilão burro não rola)

– 1 pitada de super-poder (opcional)

– 1 ajudante ou aprendiz (no mínimo)

– 1 história triste (que pode ou não justificar a maldade do vilão)(eu sei que não é livro, mas eu adorei a história do coringa do último filme do Batman… Ela é uma justificativa, mas ao mesmo tempo o cara é tão mau que ele se sente bem e feliz com aquilo, só para poder ser mais mau)

– de 1 a 3 elementos que o conectem à realidade (VEROSSIMILHANÇA) e que façam com que o leitor acredite que ele pode ser a pessoa da frente na fila do mercado. (Varia de história para história),

– Brinquedos, armadilhas, trapaças, aliados e outros temperos a gosto.

MODO DE PREPARO:

Misture todos os elementos de uma vez só para que eles já se odeiem desde o inicio. Ponha a mistura por 3 horas no fogo alto da Ira e depois bata com algumas gotas de critica social. Despeje tudo na forma do corpo do vilão e reserve. Lembre-se de, se ele for vingativo, servi-lo frio.

Lembrando que:

Quanto mais sangrento melhor. Faça seu herói sofrer.

Sinta medo do seu vilão. Deixe ele rastejar do âmago de seus medos para o interior do imaginário do leitor. Se você o teme, todos temerão.

O verdadeiro vilão é mais humano do que qualquer herói e esse é, provavelmente, o motivo pelo qual os tememos tanto: pela sua possibilidade real de existirem.

viloes

E agora, para finalizar com chave de ouro, meu “TOP10 Vilões de todos os tempos que eu conheço até agora” notem que, depois vai ter uma enquete para você votar no seu favorito, não faço agora porque estou muito sem tempo, sendo que os dois mais votados participarão de um dos nossos quase famosos Duelos. No final do post seguem alguns links divertidos que envolvem nossos queridos vilões.

Sauron – Senhor dos Anéis – O cara só é maldade pura e quer… hum… matar tudo que é belo e bom na terra média? Fico imaginando o que ele faria com o Condado… Medooo.
Cthulhu – The Call of Cthulhu – Um “deus” polvo do mal… precisa explicar mais?
Voldemort – Harry Potter – Esse ai ataca até criancinha… E nem to levando em conta que ele volta dos mortos… Esse é como diria Lampião “cabra ruim”…rsrs
Marquesa de Merteuil – As Ligações Perigosas – Já imaginou uma mulher, sem super poderes nem nada do gênero, mas que pode, e vai, destruir sua vida? É ela!
Capitão Gancho – Peter Pan – O cara persegue criancinhas e fadas e se diverte com isso… dá pra ficar pior? Aaa sim, ele tem um navio pirata com muitas armas e homens maus pra ajuda-lo…
Moby Dick – Moby Dick – Essa baleia é tudo que eu não queria encontrar no mar… Aposto que nem o Greenpeace gosta dela.
A feiticeira Branca/Tash – As Crônicas de Nárnia – Tá, são dois, eu roubei… A primeira e o ultimo vilão. A rainha do inverno e o responsável pelo final mais surpreendente que já li na literatura fantástica…. Tenho pena de Aslam…
Long John Silver – A Ilha do Tesouro – Piratas… Arg.. Rum… Vamos matar todos e ficar com o ouro… Mais RUM!!!!
Cronos – Percy Jackson e os olimpianos – Ele é só um TITÃ… que assim, meio que sem querer VOLTA DO TARTARO… e que tem assim UM EXERCITO DO MAL… e tipo… hum CONTROLA O TEMPO… Fora isso ele até que é um sujeito bacana.
Sétimo – O Sétimo – Um vampiro com poderes especiais concedidos pelo capeta… medo? Não… Nunca… E daí que ele voa e anda de dia… Isso não é nada… Vejam, eu tenho UMA ESTACA….
http://desciclo.pedia.ws/wiki/Tabela_peri%C3%B3dica_dos_maus-elementos
http://www.failwars.com.br/?p=585
http://batatatransgenica.wordpress.com/2008/09/25/os-50-maiores-viloes-da-literatura/

E tenham bons sonhos

AAAA sim, e mais um aviso super importante… Nós do Arena estamos PRORROGANDO a promoção Lobos na Arena  até as 19:00 horas de Domingo e, a partir de agora, quem comentar na comunidade do orkut a famosa frase  “Arena, eu também quero ter essa Fúria Lupina.” ou adicionar nosso avatar, o Gladis, recebe uma  (ou duas se fizer os dois) chance extra de ganhar… eee VALENDO!

Will.

Anúncios

7 respostas em “Receitas e Vilões ( e sorteio)

  1. Só por citar a Marquesa de Merteuil, do clássico de Laclos As Ligações Perigosas, vivida no cinema por Glen Close, o post já valia palmas. Ela é a crueldade feminia encarnada, requintada e assustadora. E sem elementos fantásticos!

    Excelente artigo.

    Ps: quando adolescente eu queria ser o Valmont, hoje já mudei de idéia.

  2. Ahh, muito foda. Aliás, uma coisa que ouço muitas pessoas reclamarem é o fato de vilões terem uma história triste no passado… Quer dizer, eles TEM que ter uma história triste, pra mostrar que toda essa personalidade é fruto de tudo que a sociedade (?) já fez com o pobre (??) coitado (???)

    É pra votar em só um? Então eu voto em Moby Dick… é o mais próximo que existe de mim. xD

  3. Ótimo post.

    Seria bom lembrar outros vilões over hards, também.
    Como

    Sephirot (Final Fantasy 7), Darth Vader (pô, cadê ele?), Metraton (Fronteiras do Universo), O Homem de Preto (A Torre Negra), Galbatorix (esse é nhé, mas enfim…), Outra Mãe (Coraline), Agente Smith (Matrix)… Astaroth (Necrópolis… ops, esse ainda não! Espera um pouco mais).

  4. Os vilões foram bem escolhidos, por que afinal, Sephirot e até o Darth Vader (que é um grande vilão), não estão presentes nas páginas de algum livro…

  5. Ah… os vilões! Mas vocês não esqueceram os vilões mais importantes não? Ao menos eu, que sou mais antiguinha, não poderia esquecer as madrastas (Cinderela e Branca de Neve), as bruxas (que diga-se de passagem não são tão ruins na vida real, mas na fantasia temos A Bela Adormecida e Rapunzel), os lobos, temos um lobo em Chapeuzinho Vermelho e outro em Três porquinhos… sem falar nos anti-herois que são muito interessantes também.
    Não há anjinho que não seja acompanhado por um demoninho (rs) e quanto mais malvados nossos vilões, mais brilhantes são as armaduras de nossos cavaleiros…

  6. Muito bom o post. Só um pequeno reparo sobre a história triste do último Coringa: ele conta várias diferentes em vários momentos, com o intuito de confundir, angariar alguma simaptia quando necessário e até pra justificar ser mau. É um comportamento psicopático. Aliás psicopatas sempre dão bons vilões. Aconselho a leitura de Mentes Perigosas, para quem quer criar um vilão relamente mau.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s