Cuidados e prevenções para não cair em golpes literários.

Caros Gladiadores. O assunto hoje é SÉRIO.

Golpes em autores iniciantes não são nenhuma novidade, mas esse ultimo me pegou de surpresa e considero minha obrigação avisar-lhes!Fiquei sabendo através do grande amigo e escritor Sérgio Pereira Couto de um golpe que foi divulgado entre todos os cadastrados como “autores” na rede social conhecida como skoob e fiquei simplesmente pasmo. Estou divulgando isso aqui, de forma resumida, para que todos fiquem ATENTOS e não caiam no mesmo GOLPE, ou em golpes parecidos.

Um perfil do Skoob – identificado apenas como Cyro Lobo – se fez passar por Editor das editoras ROCCO e INTRINSECA e, juntamente com alguns membros do Skoob – inocentes até que se prove o contrario – começou a divulgar entre os AUTORES do Skoob um blog no qual ele supostamente estaria recebendo e avaliando originais, com a promessa de, se fossem bons, encaminhá-los para as respectivas editoras.

MUITA GENTE caiu nessa e mandou os originais de uma vida para o tal blog. Essas pessoas descobriram agora que foram ENGANADAS, pois o sujeito não trabalha para nenhuma das editoras. O sujeito não pode ser encontrado e descobriu-se que até a foto dele era ROUBADA de um perfil no Orkut.

Ficou muito triste ao ver que o nosso querido meio digital é tão facilmente corrompido por essas pessoas inescrupulosas que mancham a imagens dos blogeiros e das redes sociais, como o Skoob. Esse tipo de coisa desacredita todo o trabalho que blogs, sites e pessoas honestas realizam pela internet.

No tal blog, os integrantes honestos do Skoob, que ajudaram na organização e na divulgação e também foram enganados, se desculpam e mostram as provas do golpe. Infelizmente tais medidas não recuperam o que os autores perderam, ou a confiabilidade do meio virtual. Em outras palavras, o estrago já foi feito.

Para evitar que coisas do tipo aconteçam novamente, já que elas não podem ser sempre controladas, existem algumas MEDIDAS DE PREVENÇÃO que devem ser adotados por TODOS os autores. Posto aqui algumas delas na esperança de que isso nunca aconteça a vocês.

1 – NADA CAI DO CÉU. – Não é fácil publicar, ainda mais em grandes editoras. Se alguém disser o contrario, desconfie.

2 – PESQUISEM! – Não mandem seus originais para qualquer um. Procurem saber antes da idoneidade da pessoa através de fonte segura.

3 – CHEQUEM! – O cara falou que é de uma grande editora? Vá atrás da editora e veja se ele realmente trabalha lá.

4 – REGISTREM! – Para quem ainda não sabe, existem formas de registro de originais na biblioteca nacional. É só acessar http://www.bn.br/portal/ e ficar por dentro. Outra forma, menos segura é mandar o texto impresso para vocês mesmos pelo sedex e não abrir o pacote. O lacre do correio vale como prova caso seus originais sejam roubados.

Eu sei que esses passos parecem óbvios, mas são justamente eles que evitam que caiamos nesses golpes, então, por favor gladiadores, fiquem atentos! Se vocês quiserem conferir com seus próprios olhos, aqui vai o link do blog onde estão as provas do golpe: http://apenasescritos.wordpress.com/

Divulgar essa farsa e evitar que outros caiam nela é dever de TODOS.
Avante Gladiadores!
E viva a Literatura Fantastica!

Will.

Anúncios

2 respostas em “Cuidados e prevenções para não cair em golpes literários.

  1. Aaaa sim, quase me esqueci… nenhum editor, ou sua equipe, manda convites para novos autores, principalmente com erros gramaticais nos convites.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s