FANTASTICON 2010 – Impressões

No final do mês de agosto, nos dias 27 a 29 de agosto aconteceu a IV edição do Fantasticon – simpósio de literatura fantástica na biblioteca Viriato Correa em São Paulo.

O evento organizado por Silvio Alexandre reuniu escritores, blogueiros, leitores, jornalistas e amantes da literatura de fantasia, sendo que participei no começo em 2007 no colégio Marista Arquideocesano, acompanho de perto esse processo que evolui a cada ano. Foi neste evento que conheci um amigo, Willian Ricciardi, e até hoje mantenho contato na oportunidade de participar com ele do evento.

A oficina na manhã de sábado “A Arte da Pesquisa Literária” contou com o escritor e jornalista Sérgio Pereira Couto e o escritor e editor da Tarja Gianpaolo Celli. O interessante na oficina é claramente a importância da pesquisa para escrever um livro, seja ela em qualquer gênero.

O restante do evento rolou na sala Luiz Sérgio Person, uma Mesa-redonda no mesmo horário da oficina, sobre as tendências e desafios da Literatura Fantástica no Brasil com os escritores Adriano Siqueira, J. Modesto, J.P Balbino, Nelson Magrini e Roberto de Sousa Causo. E mais três eventos durante a tarde uma sobre o Mercado Editorial, outro sobre “Literatura Mainstream” e o “Projeto Portal” coordenado por Nelson Oliveira.

Não podia deixar de ver a Mesa-redonda das escritoras Martha Argel, Giulia Moon, Flávia Muniz, Nazareth Fonseca e Laura Elias sobre o feminino na literatura vampiresca e nem no final do dia acompanhar a palestra O “Fantástico em Guimarães Rosa” com escritor Braulio Tavares.

Já no domingo pude notar uma grande fila feita pelos fãs de André Vianco, escritor de O Bento, Os Sete, O Vampiro Rei e muitos outros. Na sua oficina deu dicas de como criar e montar estrutura para compor um romance de fantasia e, dizem, foi muito divertida. Por ter participado dela no ano anterior, resolvi encarar a Palestra “História Alternativa: As diversas encruzilhadas” com Gerson Lodi-Ribeiro que começou com certo atraso. A parte mais cômica foi o Silvio Alexandre andando pela biblioteca com o microfone e pessoal ouvi-lo nas caixas de som dentro da sala.

Esse dia foi, para mim, como uma maratona, pois participei da maioria dos eventos ocorridos. Como na mesa-redonda “Multimeios” com o Eduardo Spohr, que vem de um sucesso enorme com o seu livro “A Batalha do Apocalipse”, Christopher Kastensmidt, Luiz Ehlers e Tiago Castro. Esse  foi um dos eventos que mais lotaram a sala, juntamente com o do dia anterior sobre o feminino na literatura vampiresca.

Junto com o Fantasticon, rolou o encontro do GELF e para quem não conhece é o Grupo de Escritores de Literatura Fantástica coordenado pela escritora Rosana Rios, que falou de “Contos de Fadas: Fantasias Divertidas e Histórias Escabrosas” remetendo a versões antigas dos contos e que não terminavam bem.

A parte mais engraçada do Fantasticon foi com certeza no Bate-papo: “Perguntas e respostas sobre o gênero fantasia no Brasil” com Eric Novello no comando, fazendo muita gente rir, além de Douglas MCT, Walter Tierno e Raphael Draccon da trilogia Dragões de Éter.

Já a Palestra: “Realismo Mágico de Murilo Rubião” com Flávio García foi bem interessante. O simpósio fechou bem com o Sarau: Embarque no Show-livro com Claudio Brites e a entrega do prêmio do Concurso de Contos Fantasticon para o amigo Leandro Reis vencedor com o conto “A Matilha”.

Para mais imagens do evento acessem o nosso Flickr clicando aqui

Rogério H.P. Pontenegro

Anúncios

2 respostas em “FANTASTICON 2010 – Impressões

  1. Pingback: Relatos sobre o Fantasticon 2010 parte #6 « FANTASTICON 2010

  2. Oi Rogério tudo bem. Realmente o fantasticon 2010 não deixou por menos. Estive apenas nos sabado e adorei ver as palestras das meninas, sobre vampiros. Sem falar no workshop do Gian e do Sérgio que deu aquele gostinho de quero mais, e lá estamos nos dois e o Will fazendo o curso.
    O site está bem legal, vou entrando e comentando os post com o tempo.
    beijos grandes
    Debby

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s